Inverno na paisagem

Monguelfo|Welsberg, Trentino Alto Adige|Südtirol

Itália

A promessa tinha sido feita e foi cumprida. Sobre ela escrevi aqui e andava ansiosa por poder estar nesta mesma janela a apreciar a paisagem. Desta vez com neve. Desta vez com o frio branco. E neste domingo que passou aconteceu. Chegaram-me à caixa de correio eletrónico as imagens que me fizeram regressar ao tirol italiano.

inverno_f2

Janeiro de 2017

E estava lá tudo o que pedi: o jardim lá fora, ao fundo as Dolomiti, as árvores, o outro hotel (aos meus olhos de aspeto um pouco misterioso) que já não está escondido atrás da copa verde das árvores, a torre da igrejinha, a casa de madeira atrás dos dois grandes pinheiros… O parque do minigolfe coberto de verde está a agora de branco. A perspetiva é da varanda do meu quarto, no último andar da casa. O G. e a H. mais uma vez a acederem a um pedido meu.

inverno_f1

Agosto de 2016

As notícias do tempo que faz no centro da Europa levavam-me a crer que as fotos não tardariam a chegar. Vi primeiro na imprensa a neve na Alemanha, depois no sul de Itália. Vi imagens da neve na Sicília, em Turim e em Veneza o início de 2017 vai ficar na memória por ter coberto os canais da Sereníssima de um gelo com uma cor como só lá…

img_8759

Agosto de 2016

img_0799

Janeiro de 2017

Enquanto esperava pelas fotos, o texto sobre Monguelfo fez o seu caminho e uma amiga pediu-me mais informações sobre a minha estadia, as minhas caminhadas. Fico contente por saber que as minhas palavras levam ao desejo de partida.

Sinto-me muito grata pelo facto de aquela família do hotel ter acedido a um pedido simples, ter dispensado uns minutos da sua rotina de trabalho, ter subido ao último andar e ter posicionado a máquina fotográfica quase exatamente como eu fazia. Houve ainda o tempo para o envio. E hoje as tecnologias fazem maravilhas, transformam o longe em perto, o demorado em rápido, tornando o que se imagina mais próximo do que é real. Eu imaginava a neve mais ou menos assim. Agora sei como está.  Gosto particularmente das três árvores que parece que dão bolas de neve em vez dos frutos que estão para chegar na primavera. À esquerda vê-se a rua que todos os dias fazia bem cedo pela manhã, para apanhar o comboio que me levava a lindas cidadezinhas desta região: San Candido|Innichen, Brunico| Bruneck, Dobbiaco | Toblach, Villabassa | Niederdorf.

img_8846

Brunico|Bruneck

img_8805

Uma das ruas mais floridas de Brunico|Bruneck

 

Só me resta agradecer mais uma vez à H. e ao G. pela sua generosidade. Por terem percebido que as fotos são importantes para mim, levando-me com elas de volta a um lugar onde fui feliz. Alimentei ainda mais a minha vontade de regresso, quem sabe na época do frio e da neve…

Grazie mille!!!!

Deixe uma Resposta

