Cinco com Paris na memória

+ do que 1

No passado dia 3 o blogue completou cinco anos. Cinco anos recheados de lugares novos, outros revisitados, outros ainda inesperados, que fogem aos planos iniciais e que depois ficam registados nesta cartografia. Pelo meio há experiências, descobertas, pessoas, histórias partilhadas, livros relidos e outros a integrar uma lista que é feita de palavras sobre os lugares. Tudo isto vivido nos espaços que estão nos mapas das viagens realizadas e ainda aqui, numa dimensão virtual que adquire contornos mais palpáveis, quando se recebe um comentário, um cumprimento, um nome que se dá a conhecer quando assinala uma preferência.

Este último ano foi rico em encontros aqui no blogue também – mensagens a pedir opiniões sobre alojamento, a solicitar a localização exata de algo que mereceu as minhas palavras e que se quer muito conhecer. Ainda a alegria de coincidir com as palavras que se ouvem da boca dos familiares, amigos e colegas sobre um texto, uma foto, uma experiência, uma impressão que aqui fui deixando. Os meus dias tornaram-se melhores desde há cinco anos e por tudo isto estou muito grata a quem me lê, comenta, cumprimenta, reencontra. Sim, porque também já aconteceram reencontros muito felizes desde que passei a existir aqui. Pessoas que não via ou com quem não estava há anos encontraram-me neste mapa pessoal, que as acolheu com saudade.

Não me posso esquecer de assinalar, neste texto de aniversário, a alegria de poder ter “tocado” nas minhas palavras de Veneza, quando a minha estadia na Giudecca se tornou uma “Fuga dos leitores” (in «Fugas», suplemento do jornal Público).

F1_Paris

Ainda o facto de uma foto minha ter sido finalista de um concurso de fotografia promovido pelo Ordem dos Arquitectos do Norte – «Concurso Outro Prisma, Arquitectura Reflectida».

F2_Paris

Esta imagem, captada durante uma visita ao Porto, aconteceu antes de entrar nas Caves Cálem, para visitar uma exposição de desenhos de Goya.As fotos finalistas do concurso estiveram expostas no Museu Nacional Soares dos Reis, entre 1 e 31 de outubro de 2015.

O dia do quinto aniversário foi vivido com memórias de uma cidade – Paris. Tinha regressado de lá no dia anterior e no dia 3 ainda estava imersa nas suas linhas, luzes e ambientes que sempre me fascinam, não importa o número de vezes que a visite. Foi a minha primeira grande viagem (tinha apenas 16 anos) e, coincidência curiosa, foi ela que deu início ao blogue. Os dedos de uma só mão já não chegam para as vezes que já lá fui. No entanto, a emoção inicial mantém-se e ainda bem!F3_Paris

-Ponte Alexandre III e Les Invalides ao fundo. E chuva, muita chuva, durante os 4 dias de Paris…

Nunca lá tinha ido nesta altura do ano e fascinou-me vê-la com outro rosto – molhado pela chuva contínua, rasgado pelo vento frio, ameaçado pela luz cinzenta dos dias, mas sempre com um brilho muito particular.

Eu estava muito apreensiva antes da partida, dados os trágicos acontecimentos recentes que deixaram no seu rosto cicatrizes profundas. O tema da segurança ou da falta dela está na ordem do dia e não apenas em Paris. Foi com algum alívio que percebi, logo à chegada ao aeroporto, que Paris reagiu e adotou medidas de segurança suplementares. Umas mais subtis que outras, mas todas para garantir que o seu esplendor não se desvaneça. Ainda assim, os ânimos continuam em sobressalto, os sinais da ameaça podem ser silenciosos e podem tornar-se outra coisa de repente.

Passei bem perto do Bataclan e, na Place de la République, bem junto da Marianne em pedra, repousam flores, palavras e velas em memória das vítimas recentes do absurdo que não se consegue explicar e dificilmente se racionaliza. O controlo nos sítios públicos, como monumentos, igrejas e até algumas lojas, aumentou e exige uma atenção redobrada por parte de quem vigia, revista, questiona…Muitos polícias e militares armados passaram a fazer parte da paisagem parisiense.

F4_Paris

 -A estátua de Marianne na Place de la République.

Apesar desta presença da segurança, passeia-se por Paris e a cidade mostra toda a sua beleza e vida: nas praças, nos jardins, nos cafés, nas pontes. Revisitei o Louvre, as belíssimas igrejas de  Notre Dame e Sacré Coeur, Montmartre e a Place du Tertre, onde não resisti a um crepe com compota de “fraise”. Não faltou o incontornável Centre Georges Pompidou, que revi à luz do dia e à noite.

Tive ainda tempo para entrar em duas livrarias muito importantes para mim. Uma é a  FNAC , no Forum Les Halles. Foi a primeira FNAC onde entrei, na minha primeira vez em Paris. E marcou a memória da miúda de 16 anos que eu era, com as suas dimensões, secções, variedade e qualidade de livros que oferecia aos meus olhos curiosos. A outra é a Shakespeare & Company, bem junto ao Quai de Montebello, na Rive Gauche, Rue de la Bûcherie, com vista para Notre Dame. Já não me lembro quando foi a minha primeira vez ali, sei que sempre que vou a Paris tenho de lá passar. Nem que seja por pouco tempo, nem que seja só para sentir o ambiente desta livraria tão especial. Percebi desta vez que o seu espaço se alargou e agora integra um café e restaurante colados ao espaço dos livros. Imperdíveis, também. Como não se pode fotografar o seu interior, deixo uma foto do exterior.

F5_Paris

Este aniversário não podia deixar de ser festejado também aqui, com os meus leitores. E como forma de mostrar a minha gratidão e alegria por estarem desse lado, deixo algumas fotos de Paris. Uma espécie de álbum de aniversário, a que dei o nome “Cinco com Paris na memória”. Como já referi, o primeiro dia no blogue também começou com esta cidade, por isso parece-me mesmo feliz esta coincidência.

Começo pelo ícone da cidade que foi fotografado vezes sem conta, de dia e de noite, com e sem chuva. Desta vez deu para todas estas variações. A primeira foto é registada do interior do bateau-mouche.

F6_Paris     F7_Paris

-Esta antecedeu a entrada no barco, para a travessia do Sena.

F8_Paris

-A sustentação da bela de ferro.

F9_Paris

F10_Paris

-O Café de la Paix, para me lembrar dos cafés tão parisienses.

F11_Paris

-A caminho do Sacré Coeur.

F11b_Paris

– E a cidade desde o seu ponto mais alto…

F12_Paris

-A caminho da Place Vendôme.

F13_Paris

-La Seine e as suas belas margens.

F14_Paris

-O Louvre, à saída, depois de um breve périplo pelas belezas que guarda.

E agora as imagens da beleza…

F15_Paris

-Detalhe das Cariátides, que dão nome à sala onde apetece ficar tempos infindos.

F16_Paris

-Hermafrodita adormecido, na sala das Cariátides.

F17_Paris

-Vitória de Samotrácia.

F18_Paris

-Centre Georges Pompidou, Beaubourg.

F19_Paris

-Muito perto do Centro Pompidou…

F20_Paris

F21_Paris

-Mesmo ao lado, uma árvore que ”dá” livros…

F22_Paris

F23_Paris

-A Pont des Arts desde a Pont Neuf.

F24_Paris

Dois livros aos quais não consegui resistir…Trouxe-os da FNAC do Les Halles. O da esquerda está repleto de curiosidades sobre a cidade. Por exemplo, o nome das pontes ou das “passerelles” que atravessam o rio: são 37 ao todo. Aforismos e citações sobre a cidade luz. Um capítulo muito colorido é aquele designado por “Paris Arc-en-Ciel”, que lista as ruas e praças que contêm no seu nome uma cor: Boulevard Magenta, Rue Bleue, Rue des Roses, Rue du Chemin-Vert…Uma lista de hotéis onde escritores de todo o mundo ficaram hospedados e uma outra de endereços imaginários, isto é, moradas de personagens da ficção.

O livro da direita revela a história de espaços marcantes da cidade. As imagens vintage transportam-nos para outros tempos e os dados históricos organizam-se seguindo a lógica e a sequência numérica dos arrondissements parisienses.

F25_Paris

E este álbum termina com uma imagem da ponte Alexandre III. Uma das mais bonitas de Paris. Com chuva e através dela. Nunca a tinha atravessado/visto assim.

ASM

Deixe uma Resposta

