Preparativos e depois

+ do que 1

     De alguns natais a esta parte sou a responsável pela decoração das mesas na ceia de Natal em família. Começo a pensar nelas por altura do meu aniversário, também no mês de dezembro, muito próximo desse momento. E, tal como em anos anteriores, comecei a decorar a minha casa com motivos natalícios no dia dos meus anos. Desta vez escolhi uma árvore de Natal diferente. Aproveitei uns ramos e pequenos troncos que estão comigo há muito tempo e decorei-os com motivos desta época festiva: corações, pássaros, guizos, anjos… Todos de cor branca. Os anjos já tenho há alguns anos, comprei-os na Noruega, em pleno agosto, numa loja enorme só com artigos para o Natal. Uma loja com vista para um fiorde, talvez o de Geiranger, já não consigo precisar, mas lembro-me bem dos resquícios de neve nos picos das montanhas. Descobri os anjos de um tecido muito macio, com uma mola de madeira para os sustentar, no meio de inúmeros objetos. Gostei logo deles.

     Aos anjos juntei a mais recente aquisição: um conjunto de corações e pássaros em latão pintado de branco, que comprei em Londres no verão que passou. Foi numa lojinha muito próxima do Covent Garden. Eu e a minha mãe parámos em frente à montra, quando fazíamos o caminho de regresso ao hotel, num fim de tarde cinzento. Entrámos e maravilhámo-nos com a originalidade e delicadeza de algumas peças de decoração. Para o Natal e não só.

Dec 2013 - Foto1 id1

     Para as mesas, fui juntando objetos ao ritmo dos dias até chegar a noite das noites. Alguns reciclados, outros não tão de Natal, mas que combinavam com a minha ideia para este ano. Seria uma festa com crianças pequenas, bebés ainda. Daí as minhas escolhas – motivos a lembrarem as brincadeiras, a fantasia, com as cores dos sonhos que hão de ter e das histórias que ouvem contar. Reuni os materiais na mesa da sala e tentei perceber como os poderia ligar.

Dec 2013 - Foto2 id1

     Teriam de estar presentes a rena que trouxe da Noruega e o cavalo de madeira que comprei em Estocolmo, numa loja em plena Gamla Stan, a zona mais antiga e pitoresca da cidade. Escolhi esta peça em madeira para a mesa por ter as cores dos sonhos do meninos pequeninos e por parecer um cavalo alado, se eles quiserem. Estes cavalos integram o artesanato sueco há séculos e começaram por ser feitos com a madeira que sobrava dos móveis criados nas oficinas dos artesãos, sobretudo da região de Dalarna. Os mais comuns são os de cor vermelha, com sela pintada com padrões florais.

Dec 2013 - Foto3 id1

     A eles juntei os dois pais natais que encontrei numa lojinha nas montanhas do Tirol. No meio das montanhas e depois de me ter encantado com as casas de varandas floridas e rodeadas de jardins meticulosamente tratados, encontrei uma loja com artigos de decoração. Em vários materiais.

Dec 2013 - Foto4 id1Uma casa nas montanhas do Tirol, a norte de Innsbruck

Dec 2013 - Foto5 id1Exterior da lojinha nas montanhas.

   Escolhi ainda para decorar a noite deste Natal um coração oferecido recentemente por uma amiga que já me acompanhou em diversas viagens e que, também por isso, raramente se engana quando tem de escolher um presente.

Dec 2013 - Foto6 id1

     Gosto muito de velas, então havia que selecionar várias para a mesa. Ia estar muita gente presente, para além das crianças pequenas. Recolhi frasquinhos de origens várias que me pareceram a base ideal. Achei que alguns copos para chá, oferecidos por um amigo marroquino, iriam combinar na perfeição com os restantes. Misturei areia escura e pinhas prateadas e coloquei nalguns deles.

     Depois, à mesa da noite que celebra um nascimento, os objetos encontraram um espaço entre doces de receitas antigas de casa, pratos e copos.

Dec 2013 - Foto7 id1

Dec 2013 - Foto8 id1

     Fica também a meu cargo a escolha das músicas que acompanham a noite de Natal. Desta vez os Pink Martini, com “Joy to the world” (http://pinkmartini.com/discography/joy-to-the-world/ ), deram o tom às conversas e aos risos de crianças pela noite. Um disco que reúne músicas de Natal de diferentes países, culturas e entoadas em diferentes línguas. A capa do cd lembra desenhos de casinhas imaginadas por crianças, com luzes que brilham dentro.

http://www.youtube.com/watch?v=1A205sUUXWE

      Mais um Natal em família. Que venham mais para todos!

.

ASM

2 thoughts on “Preparativos e depois

Deixe uma Resposta

