Lindomar e Buda em Ljubljana

Este título pode parecer estranho. Quanto à forma – lindomar? O correcto seria «lindo mar». E relativamente ao conteúdo – mar em Ljubljana? Na capital da Eslovénia, tão distante do mar mais próximo, o Adriático? E Buda no centro da Europa?

Nada estranho, se se souber que «Lindomar» é um nome próprio. De um guia brasileiro, que casou com uma bela eslovena e que se sente em Ljubljana como em qualquer capital europeia, mas sem o pior de algumas delas. Ljubljana repousa no centro da Europa, a pouco tempo de distância de Itália, Croácia, Áustria e Hungria, nos dias em que se desejar mergulhar numa capital ruidosa, cheia de gente nas ruas e nas lojas, de carros parados nas avenidas à espera do verde para continuarem. Isto não se encontra na cidade maior da Eslovénia. O que se encontra em Ljubljana são esplanadas ao longo do rio Ljubljanica, onde podemos contemplá-lo num ambiente sereno, enquanto comemos um gelado ou bebemos um chá. As molduras de flores nos canteiros e vasos transformam as margens do rio em varandas onde os visitantes se debruçam e admiram, ao fundo, o castelo de épocas longínquas e algo conturbadas da história deste país recente.

Caminhar ao longo das ruas de uma capital e ouvir o silêncio é um privilégio que poucas capitais poderão oferecer a quem as visita. O silêncio de Ljubljana só é interrompido por vozes e pela música dos artistas (músicos, mas também há pintores e artesãos) que ocupam as varandas do rio e as praças do centro.

Numa das pontes, um encontro inesperado – budistas a tocar e a dançar, embalados numa fé e numa filosofia com origens noutras latitudes. E há um que vem ter com os que passam – com mais ou menos pressa, com mais ou menos fé – para lhes oferecer, tirado de um cesto, um bolinho com aroma de flores. E também um sorriso sereno que só uma filosofia como aquela em que acredita lhe confere. Uma filosofia toda concentrada numa melodia, num bolinho e num sorriso, numa ponte em Ljubljana, cidade que no nome é quase «amada» em Esloveno – «ljubljena». Capital amada pelo que é pelo que não é.

Ana Sofia Melo

_____________________________________

Ver também :

1)   Visit Ljubljana

2)  Sobre Ljubljana (EN)

Anúncios

One thought on “Lindomar e Buda em Ljubljana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s